English French German Japanese Portuguese Spanish

Newsletter

Receba novidades no email!



1964543
Nós temos 17 visitantes online

Início Linhas da Umbanda
Linhas da Umbanda


A Umbanda que é praticada na maioria dos templos de Umbanda é dividida em 7 linhas. Essas linhas subdividem-se em falanges ou legiões de trabalhadores, que na realidade são campos vibratórios em que agem os Orixás. Na divisão das falanges, as emanações dos santos católicos são também muito atuantes.


A divisão das linhas da Umbanda, bem como as cores consagradas aos Orixás,  divergem de um templo para outro e de um Estado para outro do Brasil. Isso, no entanto, não é importante. O importante é distinguir as linhas para não misturá-las.
As divergências ocorrem devido ao fato de os escravos terem sido vendidos em lotes de diferentes nacionalidades, o que de certa forma, lhes impedia a confraternização e impedia a seu tempo, as fugas das senzalas, por essa razão e devido diversidade das nações africanas que chegaram ao Brasil colonial e as formas de cultuar ao Orixás é que ocorrerem as divergencias.

.

No Núcleo Umbandista São Sebastião, as linhas cultuadas obedecem a seguinte divisão:


Linha - Santo sincretizado - Cor correspondente

Oxalá - Jesus Cristo - Branca
Ogum - São Jorge - Vermelha
Iemanjá - N. Sra. da Conceição - Azul claro
Oxossi - São Sebasitão - Verde
Xangô - São Jerônimo - Marrom
Africana - São Benedito - Branco e Preto
Oriente - São João Batista - Dourado

 

Essas linhas se subdividem em mais sete falanges ou legiões e essas por sua vez, em mais sete e assim sucessivamente. Existem alegações de que essas linhas se subdividem por 49 vezes, mas não temos como afirmar essa tese.
Nessas subdivisões, outros Orixás são incorporados, os quais chefiam por sua vez outras falanges ou divisões, como exemplo; Inhansã na Linha de Xangô, Oxum na Linha de Iemanjá, Omulú e Ibeji na Linha de Oxalá.

Na Umbanda o sincretismo religioso(1) é muito forte, sendo praticamente impossivel separar o Orixá do santo católico e nessa situação um santo católico pode até ser cultuado como um Orixá, mas um Orixá nunca será cultuado como um santo católico.

(1) Sincretismo religioso - Sistema filosófico ou religioso que tende a fundir numa só várias doutrinas diferentes.

Todas as linhas da Umbanda são atuantes no combate ao mal, não importando se o mal é gerado por feitiçarias ou não. Os trabalhadores das linhas da Umbanda intrometem-se nos locais onde o mal é praticado, anulando ou amenizando o impacto das emanações malignas lá originadas.

"A Umbanda é imbatível no combate ao mal"!

Se um dos guias da Umbanda, se deparar com algo que ele não tenha conhecimentos suficientes para debelar, ele procurará auxilio e conhecimentos junto aos espiritos trabalhadores das outras linhas, formando desta forma uma legião imbatível.

"Os seres humanos coexistem em meio a uma multidão de outros seres (ai incluidos os animais). As ações do homem influenciam e direcionam a felicidade de todos.
Auxiliar o homem no ajuste correto dessas influencias é o objetivo dos
Guias da Umbanda"!

(Caboclo Arranca Toco)

.

 

 

Enquete

Você acha correto o uso de animais como oferenda nos cultos de Umbanda?

Não, a verdadeira Umbanda não pratica tais atos contra os animais e nem há tal necessidade para com os Orixás - 85.5%
Claro, a Umbanda tem este dogma desde suas raízes - 3.5%
Sim, os Orixás precisam das forças destas oferendas - 5%
Sim, afinal mal não vai fazer - 0.9%
Não sou contra nem a favor, não quero me envolver - 5.1%

Total de votos: 7366
The voting for this poll has ended Ligado: 25 Dez 2016 - 21:57

CopyRight 2008 NUSS- Núcleo Umbandista São Sebastião - Todos os direitos reservados.