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Início Blog do Pai de Santo A POMBA GIRA CACHACEIRA. Que tipo de Umbanda é essa?
A POMBA GIRA CACHACEIRA. Que tipo de Umbanda é essa?
Escrito por Pai Paulo   

Comentário do Pai de Santo

Todos os relatos do meu Blog são veridicos.


A “Pomba Gira”(1) cachaceira


Certa vez a noite estava em um tremendo congestionamento em uma das avenidas do município de Guarulhos/SP próximo à via Dutra, quando comecei a ouvir o som de atabaques. Procurei identificar o local de onde vinha o som e notei que partia de um pequeno salão uns 10 metros adiante. Estacionei e cheguei até a porta do salão, minha intenção era conhecer mais um terreiro enquanto esperava que o trânsito voltasse a fluir novamente. O nome do terreiro era “Templo de Umbanda Jupira da Mata e Maria Cigana”.
Nessa época eu já sabia que terreiros que adotam “nomes cruzados” (2) eram problemáticos. Quando entrei no salão, encontrei um local tétrico. O salão de aproximadamente 50 metros quadrados estava muito sujo e dividido em dois ambientes, um para a assistência e outro para o ambiente do gongá. No gongá estavam colocadas as imagens católicas que todos conhecemos, as imagens tinham aproximadamente 20 centímetros de altura, outras eram menores ainda. Na parede oposta ao gongá havia a imagem da pomba gira cigana em tamanho natural, ou seja, era do tamanho de uma mulher com 1,75 m. de altura e nos pés da imagem estavam acesas velas pretas (que não existem na Umbanda) com algumas garrafas de pinga. Achei o fato interessante por destoar tanto, já que os santos mereciam pequenas imagens empoeiradas e a linha da esquerda era amplamente reverenciada, sentei na cadeira e fiquei observando. Os atabaques eram batidos em som altíssimo, chegava a perturbar. Na corrente haviam doze médiuns, todas moças na faixa de vinte anos, meninas para falar a verdade e todas cantavam pontos de saudação aos Orixás.
Após uns vinte minutos chegou a mãe de Santo para abrir os trabalhos, era uma mulher de aproximadamente 50 anos e uns 120 quilos de peso, estava vestida de vermelho com detalhes em dourado na sua roupa, a roupa para dizer a verdade até que era bonita.
Iniciou-se o ritual de chamada, chamando diretamente a Maria Cigana, que após chacoalhar energicamente a mulher, aparentemente incorporou na mãe de santo. A primeira coisa que lhe deram foi um cigarro em uma piteira dourada e uma garrafa de pinga, o que achei estranho, porque Pomba Gira normalmente bebe champanhe, mas aquela tomava pinga. As médiuns da corrente não incorporavam, só assessoravam a Maria Cigana. E após alguns minutos, depois de cantar e dançar a Maria Cigana ordenou.


- Que entre meu primeiro filho.


O primeiro filho era um senhor de aproximadamente 40 anos e devia ser operário de alguma indústria próxima, por que deixou sua marmitinha na cadeira e entrou para conversar com a Maria Cigana.
Após um acalorado e demorado abraço em seu consulente, a Maria Cigana perguntou a ele:


- Você quer com ou sem?


O homem respondeu:


-Eu quero com!


Após ouvir a resposta a Maria Cigana encheu a boca de pinga e beijou o homem na boca e injetou a pinga dentro da boca dele. Quase cai da cadeira, como podia estar acontecendo uma coisa medonha como aquela, como uma pessoa em seu bom senso pode permitir  situação tão imoral.

Logo após o atendimento desse homem, que antes de ir embora tomou mais uma esguichada de cachaça na boca, entrou uma moça de uns 20 anos, que também ouviu a mesma pergunta, “com ou sem”, a moça é lógico respondeu sem.

Durante a consulta, à moça ouviu um monte de atrocidades, ouviu que havia trabalho feito para ela e que ela não conseguiria se casar com homem algum por causa desse trabalho. A menina apavorada perguntou o que fazer e ouviu de uma das cambones que teria que fazer um trabalho de limpeza para anular o que lhe haviam feito e que esse trabalho lhe custaria algum dinheiro.
Logo em seguida entrou outro homem, bem vestido, que ao chegar perto da Maria Cigana, já foi  logo dizendo “com”  e tomou também a sua cachaça.
Fui embora atordoado e muito triste. Como podia alguém denegrir de tal forma a religião de Umbanda, como podia cometer tal atrocidade. Como podia alguém desrespeitar de tal forma as coisas Santas.
A partir daquele dia, passei a dedicar uma parte do meu tempo no terreiro e também fora dele junto à fiscalização, para o fechamento daquele antro, o que consegui após 65 dias.


Agora analise com o seu bom senso se uma situação imunda como aquela pode ser chamada de ritual de Umbanda. Aquilo não era um ritual de Umbanda, era na realidade safadeza de baixo nível. Na realidade aquela mulher não era uma Mãe de Santo, era uma imoral que se dizia umbandista quando na realidade não era nada, o espírito que lá incorporava, SE É QUE HAVIA INCORPORAÇÃO, não era uma pomba gira verdadeira, as “comadres  verdadeiras” (3) não se comportam dessa forma. Se havia incorporação verdadeira tratava-se de um “rabo de encruza” (4) uma classificação de espíritos de baixíssima  evolução, verdadeiros marginais do astral que normalmente mistificam os exús. A intenção primária daquela mulher era atrair pessoas desavisadas, normalmente muito perturbadas que procuram soluções milagrosas para seus problemas e normalmente se dão muito mal nesses locais.
O objetivo de um local como aquele ao colocar uma placa informando ser um templo de Umbanda, quando na verdade aquele local era uma mentira, era atrair gente ignorante em relação ao que praticamos. A intenção era extorquir dinheiro de infelizes, que ignorantes procuram esse tipo de solução para seus problemas.

Esse tipo de conduta aumenta seriamente o “karma” (5) de qualquer um que aja dessa forma, é um dinheiro amaldiçoado e aquele que assim vive, explorando gente incauta e muitas vezes inocente, pagará exemplarmente no mundo espiritual por todo dinheiro arrecadado em nome de Deus e das coisas Santas, um dia conhecerão a justiça divina e nessa ocasião sentirão no próprio couro o que significam “trevas e ranger de dentes”.(6)
Ignorantes como aquela, conheci aos montes. Nossa religião está farta dessa gentalha, estamos cansados de sermos acusados de praticar monstruosidades como aquelas. São imorais, gente de mau caráter, exploradores da fé das pessoas que desconhecem as nossas práticas. Acredito até que as verdadeiras comadres fiquem ofendidas com essas mistificações baratas e mesquinhas. 
Como aprendi e vivo ensinando,  os exús não pertencem às práticas rituais de Umbanda, nos terreiros sérios nunca são evocados para dar atendimento às pessoas que procuram os nossos templos. Exú é assunto sério e a eles não se pedem favores sem a supervisão de nossos Guias
Para fechar o local fiz de tudo, desde reclamações à fiscalização municipal e estadual, já que não havia ata e estatuto de fundação e muito menos alvará de funcionamento (e também uns “trabalhinhos)”.
Um local como esse não pode ser chamado de Umbanda, na realidade não era nem  “Quimbanda”, na verdade é até difícil conseguir adjetivos que possam classificar um local imundo como aquele.

Essa escória infelizmente transmite aos que não compreendem o que é Umbanda, justamente o que a Umbanda não é,  e o que a Umbanda não pratica.


(1) Pomba Gira = (Exú feminino). A pomba gira ou bombo gira é um dos exús mais conhecidos na Umbanda, no Candomblé e na Quimbanda, são amplamente mistificadas por espiritos mistificadores os quais se apresentam como a pomba gira, nessa situação pactuam com homens ou mulheres que as procuram e a sua maior especialidade são os casos amorosos, porém, os espiritos mistificadores que em seus nomes se apresentam fazem malefícios de qualquer espécie. A grande maioria desses espíritos quando em vida tinham contato com a baixa magia e a feitiçaria. São também conhecidas com outros nomes, tais como ciganas ou pomba gira cigana.

(2) Nome cruzado = É a identificação de um terreiro que adota o nome de uma ou mais entidades de direita, como exemplo a Cabocla Jupira e em conjunto, de uma entidade de esquerda, como no caso a Maria Cigana, que neste caso o nome representava uma Pomba Gira.

(3) Comadre = Designação carinhosa para pomba gira.

(4) Rabo de encruza = Espirito atrasadíssimo sem luz alguma, são perigozíssimos e violentos quando incorporados, normalmente mistificam os exús, praticando coisas tão imorais que os verdadeiros exús não praticam. São enganadores e mistificadores por excelência.

(5) Karma = Balanço das experiências vividas por um espíritos quando encarnado. O aumento da carga kármica ocorre sempre pelo mal uso de nossa liberdade e por todo mal causado ao próximo. Resgate kármico = Situação de pagamento das dívidas espirituais contraídas em existências passadas, que ocorre quando estamos encarnados. Cobranças da lei de causa e efeito.

(6) Trevas e ranger de dentes= Local e/ou situação que os maus, os violentos e exploradores do próximo irão conhecer em seu futuro, na ocasião da prestação de contas de seus atos malignos, obscenos e imorais.  O inferno de Dante é um paraíso se comparado ao local ou situação.



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Comentários (6)
  • Antonio Marcos  - Bonito Gesto Seu.
    Gostei de sua atitude, se todas as pessoas fizesse isso que vc fez, talvez a umbanda já muito bem vista, mas infelizmente, ainda existe esse tipo de gente, continue sempre assim, a umbanda tem que ser vista como uma religião normal, e não como um antro de perdição.
  • Elaine Earley  - sabedoria
    Sua atitude foi muito nobre. Somente uma pessoa de muita luz e com um espirito evoluido entende este tipo de coisas. Ficava muito triste quando eu via essa coisas acontecendo, poi na verdade elas estavam criando uma imagem suja da umbanda. Eles diziam que eu era uma pessoa muito sistematica e que eu testava a capacidade deles. Acredito em Deus, sei o que possuo mais nao uso este dom que tenho pois tinha medo e ainda tenho. Espero que esta visao da umbanda mude pois sempre achei lindo e tenho muitos desenhos que fiz qdo crianca sobre isto. Que a paz esteja com voce e com todos nos.
  • Vanessa Quirino  - Correto
    Fez um bom trabalho. Infelizmente existe muito por ai.. Gente acorda!! Umbanda é coisa séria...vamos aproveitar a oportunidade que Deus nos deu........ Pai Paulo, continue assim... abraços Van.
  • Eveline Araujo  - corretissimo
    Olá, parabéns por sua atitude eu tbm nessa situação faria o mesmo. Temos q dar um basta em pessoas q praticam esse tipo de condulta dentro de nossa religião. A UMBANDA é AMOR ao Próximo, CARIDADE FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM, ñ é comércio de práticas ilícitas. Abraço
  • Alex Carvalho  - Correto..
    Cara, não estou nem acreditando ainda na loucura que você presenciou! A Umbanda é uma religião moral, não se aceita esse tipo de conduta! Umbanda é assunto sério! Que absurdo(...) sem palavras aqui.. CHOCADO!!!
  • Ana  - Parabéns
    Amei sua atitude. A umbanda é muito mal compreendida e ainda falta seriedade em muitos terreiros. A umbanda é paz, e caridade...tenho visitado muitos terreiros mas está muito difícil eu encontrar isso...Um abraço e muitas felicidades. Fiquei feliz com sua atitude.
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