A linha de Ogum dispensa muitos comentários, Ele é o responsável pela manutenção da lei e da ordem no mundo astral e não apenas na Umbanda ou nos cultos afros.

A divisão das falanges de Ogum divergem muito de um terreiro para outro, mas esse fato não tem importância, a importâcia recai diretamente no fato de combater diretamente as falanges do mal seja no templo que for. 

A linha de Ogum possui um mentor e esse mentor não é São Jorge e sim, São Miguel (o Arcanjo) conhecido no ambiente umbandista como Ogum de Lei.

Com São Jorge ocorre o sincretismo com Ogum no sul e no sudeste do Brasil. Como na Linha de Oxalá, todos os trabalhadores da Umbanda têm por Ogum tremendo respeito e obediência e seus guerreiros são imbatíveis no combate ao mal.

Não conhecemos rabo de encruza, quiumba ou qualquer outro espírito maligno que não o respeite.

Os trabalhadores da linha de Ogum  foram normalmente guerreiros ou militares, como os legionários romanos, os cavaleiros das cruzadas, os templários, os sarracenos e muitos outros.

Comparativamente, Ogum é na Umbanda o mesmo que a polícia é para o povo, se a situação ameaçar sair do controle ou se nos sentirmos ameaçados, ele agirá trazendo e mantendo a ordem.

Ogum é respeitadissimo nos cultos de Umbanda!

Compartilhe: