A Umbanda que é praticada na maioria dos templos de Umbanda é dividida em 7 linhas. Essas linhas subdividem-se em falanges ou legiões de trabalhadores, que na realidade são campos vibratórios em que agem os Orixás. Na divisão das falanges, as emanações dos santos católicos são também muito atuantes.

A divisão das linhas da Umbanda, bem como as cores consagradas aos Orixás,  divergem de um templo para outro e de um Estado para outro do Brasil. Isso, no entanto, não é importante. O importante é distinguir as linhas para não misturá-las.

As divergências ocorrem devido ao fato de os escravos terem sido vendidos em lotes de diferentes nacionalidades, o que de certa forma, lhes impedia a confraternização e impedia a seu tempo, as fugas das senzalas, por essa razão e devido diversidade das nações africanas que chegaram ao Brasil colonial e as formas de cultuar ao Orixás é que ocorrerem as divergencias.

No Núcleo Umbandista São Sebastião, as linhas cultuadas obedecem a seguinte divisão:

Linha / Santo sincretizado / Cor correspondente

Oxalá / Jesus Cristo / Branca
Ogum / São Jorge / Vermelha
Iemanjá / N. Sra. da Conceição / Azul claro
Oxossi / São Sebasitão / Verde
Xangô / São Jerônimo / Marrom
Africana / São Benedito / Branco e Preto
Oriente / São João Batista / Dourado

Essas linhas se subdividem em mais sete falanges ou legiões e essas por sua vez, em mais sete e assim sucessivamente. Existem alegações de que essas linhas se subdividem por 49 vezes, mas não temos como afirmar essa tese.

Nessas subdivisões, outros Orixás são incorporados, os quais chefiam por sua vez outras falanges ou divisões, como exemplo; Inhansã na Linha de Xangô, Oxum na Linha de Iemanjá, Omulú e Ibeji na Linha de Oxalá.

Na Umbanda o sincretismo religioso(1) é muito forte, sendo praticamente impossivel separar o Orixá do santo católico e nessa situação um santo católico pode até ser cultuado como um Orixá, mas um Orixá nunca será cultuado como um santo católico.

(1) Sincretismo religioso – Sistema filosófico ou religioso que tende a fundir numa só várias doutrinas diferentes.

Todas as linhas da Umbanda são atuantes no combate ao mal, não importando se o mal é gerado por feitiçarias ou não. Os trabalhadores das linhas da Umbanda intrometem-se nos locais onde o mal é praticado, anulando ou amenizando o impacto das emanações malignas lá originadas.

“A Umbanda é imbatível no combate ao mal”!

Se um dos guias da Umbanda, se deparar com algo que ele não tenha conhecimentos suficientes para debelar, ele procurará auxilio e conhecimentos junto aos espiritos trabalhadores das outras linhas, formando desta forma uma legião imbatível.

“Os seres humanos coexistem em meio a uma multidão de outros seres (ai incluidos os animais). As ações do homem influenciam e direcionam a felicidade de todos.
Auxiliar o homem no ajuste correto dessas influencias é o objetivo dos Guias da Umbanda”!
(Caboclo Arranca Toco)
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